Catolândia e o Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Durante todo o mês de outubro a Secretaria de Saúde de Catolândia desenvolveu ações para prevenir e esclarecer as dúvidas da população feminina da cidade. “Informar é tão importante quanto prevenir, por isso trabalhamos com a conscientização das mulheres que aqui vivem, assim conseguimos diminuir os riscos e melhorar a saúde e expectativa de vida da população feminina”, disse Fabio Toledo secretário de Saúde.

No último dia 20 de outubro na  Unidade Satélite do Sítio da Barriguda Joaquim Pereira Subrinho foram realizados vários atendimentos voltados para as ações do Outubro Rosa, foram preventivos, exames de mama, além de palestras sobre o câncer de colo de útero e de mama, uma equipe formada por enfermeiras, psicóloga e nutricionista comandaram os trabalhos.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, sendo o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

“Sim, o Outubro Rosa,  é um mês de conscientização, está aí, mas as mulheres devem se cuidar durante todo o ano, por isso estamos aqui para poder dar esse suporte, estamos otimizando a capacidade de atendimento da nossa saúde, melhorando os serviços oferecidos para a nossa população, temos muito mais trabalho pela frente”, afirmou o Prefeito Giovanni, que sempre prioriza os atendimentos com a mesma facilidade na zona rural da cidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Catolândia