Notícias
Tendência

Catolândia no combate ao COVID-19

Com uma média de quase mil e quinhentos casos confirmados na Bahia diariamente, Catolândia segue no sentido contrário e vem mantendo um certo controle sobre a pandemia, fazendo com que ela não se alastre no município.

A secretaria de saúde vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com outras secretarias para prevenir a doença seguindo os cuidados básicos repassados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

O Centro de Atendimento ao Covid, trabalha dia e noite todos os dias da semana para atender e orientar a população.

“O Centro de atendimento e prevenção ao Covid-19 nunca esteve fechado e ninguém volta sem atendimento. A gente faz a triagem e agendamento conforme o quadro que o paciente apresenta. Temos atendimento 24 horas por dia com enfermeiro e técnico. O médico faz o plantão 24 horas no final de semana, além disso, durante a semana temos médicos das unidades básicas de saúde que fazem o suporte também”, afirma a Enfermeira Poliana Campos, que trabalha na unidade de Combate ao Covid-19.

O Dr. Marcelo Barra é o médico contratado pelo município, ele dá plantões de 48 horas todos os finais de semana, “Aqui em Catolândia a pandemia está controlada, neste sentido, damos toda a assistência médica, eu e outros colegas. Os pacientes que apresentam sintomas e são diagnosticados positivos, vêm fazer o tratamento regular, todos os dias acompanhamos, para ver a parte de saturação, raio x de tórax, tomografia de tórax, todos os aparatos médicos disponíveis na dinâmica de controle do paciente e depois de 14, 17, ou até 20 dias ele recebe alta. Neste período fica afastado da sociedade, fica no isolamento e depois retorna a sua vida normal” acrescenta o doutor.

Dr. Marcelo Barra – Médico de Catolândia

O secretário de Saúde Fábio Toledo afirma que mesmo o município sendo pequeno e recebendo poucos recursos, todo o esforço para combater essa doença está sendo aplicado pela equipe da saúde. “Sempre testamos a população o nosso trabalho não para e nunca parou na verdade, dia 1, 2 e 3 de janeiro de 2021 funcionamos normal, assim como consta no livro de atendimentos, até hoje. Oferecemos o que o Ministério da Saúde exige, porém melhorado. Nós temos enfermeiro e técnico de enfermagem 24 horas por dia durante os sete dias da semana, 40 horas semanais médico, 40 horas semanais enfermeiro e 80 horas semanais e técnico de enfermagem. Vamos em frente na prevenção e combate ao Covide-19” finaliza Fábio.

Fábio Toledo – Secretário de saúde de Catolândia

Fique em casa, saia somente se tiver realmente necessidade, use máscara procure fazer higienização das mãos usando o álcool 70, e caso apresente algum sintoma de Covid-19 procure o serviço de saúde em Catolândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo