Tendência

SEGUNDA CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE CATOLÂNDIA

Com os temas: “Em defesa da Democracia”, da Diversidade, da Educação Pública e com a Participação Popular a Secretaria de Educação sob a organização do Secretário Wedson Porto, realizou-se na tarde do dia 15 de Dezembro a II Conferência Municipal de Educação de Catolândia.
Além dos profissionais de educação do município, familiares de alunos fizeram-se presentes o Prefeito Giovanni e sua digníssima esposa Aldenora, Primeira Dama e Secretaria de Ação Social, o vereador e professor Claudilei de Souza Porto.
Como de praxe após o credenciamento e da solenidade de abertura os presentes foram abrilhantados pelo Momento Cultural proporcionado por um aluno e seu pai, na execução de uma canção.
Logo a seguir após a leitura e aprovação do Regimento tomou a palavra a Palestrante, Professora Mestre Doutoranda Rosa Maria Silva Furtado, que por força de seu currículo acadêmico invejável discorreu sobre as nuances da educação em suas inúmeras complexidades. Sobre a importância da aquisição continuada do conhecimento a dedicação e dos conceitos básicos e históricos que acompanham a Educação nos ultimemos anos. Sem deixar de lado os fatos que permearam as inúmeras lutas através dos tempos até os momentos atuais, abalados pela pandemia e por inúmeros outros retrocessos.
Após a brilhante palestra os grupos se dividiram em oficinas e ocuparam as seis salas de aula que correspondiam aos eixos determinados pelos elaboradores da II Conferencia de Educação de Catolândia.
A saber:
Eixo I: Décadas de Lutas e Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: o Golpe, a Pandemia e os Retrocessos da Agenda Brasileira.
Eixo II: PNE – Plano Nacional de Educação. SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação.
Eixo III: Educação, Direitos Humanos e Diversidade Justiça Social e Inclusão.
Eixo IV: Valorização dos/as Profissionais da Educação Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde.
Eixo V: Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social.
Eixo VI: Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do Plano Nacional de Educação PNE.
A solenidade da II Conferência de Educação em Catolândia foi encerrada com um substancial coffee break e com a homologação dos delegados escolhidos, correspondendo a mais uma ação da Secretaria de Educação em pro dos objetivos buscados nessa importante conferência.